Originário da região sudeste da Ásia, ele saiu da Pérsia, levado pelos conquistadores árabes, por volta do século V e então espalhou-se pela Europa. A partir daí, o limão apareceu com destaque em vários capítulos da nossa história.
Em muitos registros, verifica-se que foi o limão a fruta utilizada nos navios ingleses em 1742 para combater uma doença trágica que atacava os marinheiros por falta de vitamina C: o escorbuto.
No Brasil, o limão tornou-se muito popular no período em que o país foi atingido pela Gripe Espanhola, em 1918.
O limão possui muitas propriedades que auxiliam a nossa saúde, sem contar que esta fruta ajuda na limpeza total do corpo, evita a desidratação e compõe maior parte das receitas "detox", por ser um alimento funcional.
Você já deve ter escutado sobre o benefício da água alcalina, então, um suco de limão terá um nível de acidez muito alto, mas, tem um forte efeito alcalino no corpo quando ingerido. O nível de pH ótimo para a corrente sanguínea humana é de 7,4. E o auxílio dos rins é muito importante, porque eles filtram o sangue e regulam a química do corpo para manter o pH, ajudando a retirar as toxinas geradas a partir da digestão de carnes, queijos e etc.
Além disso, esta fruta é a maior fonte concentrada de vitamina C, sendo rica também em bioflavonóides, fortes antioxidantes que auxiliam o corpo a combater os radicais livres. E ainda podem ajudar a prevenir o câncer.
Outro benefício do limão, é que ele também é rico em potássio, tendo em média 116 mg deste mineral, muito importante para o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo.
Veja o suco desintoxicante que sempre ingiro pela manhã:
Bata no liquidificador 1 limão (polpa e casca), 1 fatia média de melão, 1/2 pepino, 2 folhas grandes de couve e 2 rodelas de gengibre. Sirva imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário